Falando sem permissão

Eu aprendi cedo que existem assuntos que não devem ser mencionados em uma roda de amigos de classe média. As pessoas vão fazer pouco caso, aproveitar para fazer piada, inverter a situação para se colocarem como vítimas ou ficar bravas. Por incrível que pareça, o fenômeno se repete no ambiente virtual.

Nos últimos meses eu tenho me posicionado de forma mais clara com relação aos problemas sociais e raciais do Brasil. Dou minha opinião, compartilho informações que eu acho relevante, leio tanto quanto me é permitido. Nos últimos meses, eu tenho incomodado muita gente.

Por que as pessoas se posicionam tão na defensiva quando o problema tratado não é com elas? Tenho minhas teorias, mas não acho que seja o suficiente para responder à questão. O fato é que incomoda sim, o suficiente para algumas delas ficarem ofendidas com meu posicionamento.

Quando eu falo sobre um problema racial, vem branco (irritado) me dizer que racismo não existe. Quando eu falo de um problema de gênero, vem homens (amigos?) fazer pouco caso e me chamar de chata. Quando eu falo de homofobia, vem hétero (macho! muito macho!) dizer que a “ditadura gay” quer privilégios para homossexuais. Liberdade de opinião é direito de todos, e não existe problema algum em escutar ou ler um posicionamento diferente do meu. O que me incomoda é a forma como algumas pessoas ficam ofendidas, achando que eu não deveria dizer essas coisas simplesmente porque no mundo delas esses problemas não existem.

Mas este é o MEU mundo. Um lugar onde eu posso desabafar, dialogar, denunciar, expôr e fazer o que eu bem entender. É feito por mim e para mim, mas você é muito bem vindo se quiser ler, dividir experiências, dar opiniões ou me explicar, de forma racional e civilizada, porque você não concorda com o que eu penso. Se você não gosta/acha chato/ficou bravo/quer me mandar calar a boca este não é um lugar pra você.

Aqui, eu não preciso da sua permissão para falar.

Deixe um comentário

